Muitos pacientes considerados obesos são também portadores das hérnias abdominais. E, apesar de serem incomodados com seu próprio peso, recorrem aos cirurgiões gerais para que o problema da hérnia abdominal seja solucionado. Em muitos casos, esses pacientes acabam frustados pois os cirurgiões adequados somente operam a hérnia na condição da perda de peso desse paciente anterior `a cirurgia de hérnia.
Apesar da frustração do paciente, essa recomendação médica é válida e muito bem recomendada por profissionais éticos para que a cirurgia da hérnia não seja feita em vão. Explico: os pacientes muito acima do peso, tem pouco tecido de sustentação para a correção cirúrgica do defeito herniário ou mesmo, pouco tecido para os locais de fixação das telas. Outro fator que torna essa cirurgia não cabível é a constante força exercida pela gordura de dentro pra fora, muitas vezes provocando a recidiva(volta) da hérnia.
Dessa forma, se o paciente for portador de hérnia e ao mesmo tempo, considerado obeso, o mesmo deve perder o peso adequado com o auxilio de um profissional de nutrição, especialista no assunto obesidade antes de ser submetido `a cirurgia da hérnia. Assim, em casos que a cirurgia bariátrica (cirurgia da obesidade ou redução de estômago) se impõe, é aconselhável que a mesma também seja feita antes da operação da correção da hérnia.
E ainda, quando se trata da realização da cirurgia bariátrica, é de suma importância que o paciente entenda que a operação de perda de peso é uma mudança de comportamento definitivo e não somente para aquela finalidade da operação. Assim, também anteriormente `a submissão desse tipo de cirurgia, é fundamental que o paciente opte por um novo estilo de vida para que o corpo e mente se acostumem aos novos hábitos adotados que deverão ser seguidos definitivamente no pós cirurgia bariátrica. (novamente: para que essa mesma cirurgia também não seja feita em vão).
Para a cirurgia bariátrica, o trabalho de equipe em prol de um tratamento completo de emagrecimento é fundamental: as funções do nutricionista e do psicólogo no pré-operatório da cirurgia bariátrica são para iniciar o treinamento que obrigatoriamente será fundamental no pós ato cirúrgico. A cirurgia é apenas, um dos fatores do tratamento de emagrecimento para que o objetivo final seja alcançado. O procedimento bariátrico muito mais que provocar o emagrecimento, ajuda o paciente a se manter magro, porém desde que o mesmo não perca essa determinação ao longo da vida.
Para conclusão, como cirurgião responsável pelo Centrohérnias, de forma ética e humana, digo sempre aos meus pacientes, que antes de recorrer ao médico, o paciente precisa ter o auto comprometimento de emagrecer antes da cirurgia e de se manter magro de forma definitiva. A vida do paciente com obesidade severa, é muito sofrida com muitas doenças invariavelmente associadas, como diabetes, pressão alta, apneia do sono, colesterol alto, artroses, etc, além da questão estética muito associada a falta de auto estima ( fator psicológico geralmente abalado).
Portanto, se o paciente é portador de hérnia da parede abdominal e sofre de obesidade, o mais recomendado é iniciar o tratamento de emagrecimento completo bem antes do processo cirúrgico e ser fiel ao auto comprometimento de se manter saudável e com o peso adequado.