A importância do abdômen sadio

A importância do abdômen sadio

Hoje quero colocar para vocês a importância da parede abdominal que muitos conhecem por barriga.

Nossos órgãos que estão dentro do abdômen são contidos em uma cavidade, dita cavidade abdominal, que tem superiormente o musculo diafragmático, que os separa da cavidade torácica. Inferiormente os músculos que compõe o assoalho pélvico. Posteriormente a coluna vertebral e todos os músculos posteriores que saem da mesma e se fixam na asa da bacia de ambos os lados. Finalmente, a parede abdominal anterior que é a de maior importância devido ao surgimento das hérnias e também de ser a principal estrutura a ser agredida nas diversas cirurgias do abdômen.

A parede abdominal anterior é formada por quatro grupos musculares , sendo eles o músculo transverso, o músculo oblíquo interno, o músculo oblíquo externo e por fim, o mais importante , o músculo reto do abdômen. Essas denominações (oblíquo, transverso , reto)são devidas ao sentido das fibras musculares que eles possuem.

O músculo reto do abdômen começa no tórax saindo das últimas costelas e termina na pélvis, mais precisamente na região do púbis.

Toda essa musculatura que compõe a parede abdominal anterior, mantem o nosso equilíbrio, contrapondo com as forças dos músculos das costas , além de fazer parte da nossa respiração, principalmente quando temos que expirar o ar dos pulmões e tossir. Também nos ajuda a evacuar e urinar. Nas mulheres é de suma importância durante o trabalho de parto. Uma parede abdominal sadia é de suma importância para todas nossas atividades do dia a dia, como subir escadas, deitar, levantar, sentar, agachar etc, pois é exigida o tempo todo.

Percebam que independente da modalidade esportiva , os atletas são sempre exaustivamente obrigados a realizar exercícios abdominais. Vocês podem ver nas imagens abaixo alguns exemplos de modalidade esportiva em que o abdômen é exigido e identificar a anatomias dos músculos, sendo que o músculo reto é o que popularmente chamado de “tanquinho” e músculo oblíquo externo também é visto pelo relvo oblíquo que imprime a pele, sendo que o oblíquo interno e transverso não os vemos por estarem em planos mais profundos.

abdomen
abdomen

Na próxima explicarei por aqui, como os diferentes tipos de hérnias abdominais interferem na qualidade de vida das pessoas que as possuem.

Compartilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
No Thoughts on A importância do abdômen sadio

Deixe um comentário