As hérnias da parede abdominal acometem com maior frequência a região inguinal (virilha) e pelo desenvolvimento anatômico mais o sexo masculino. Além dessas temos as umbilicais, as epigástricas (parte alta do abdômen acima do umbigo), as incisionais que acontecem nas cicatrizes de cirurgia abdominal e outras menos frequentes.
Sabemos que a hérnia é uma fraqueza de uma área da parede abdominal onde se insinua o conteúdo interno do abdômen, normalmente os intestinos. Isso ocorre porque há uma força natural exercida de dentro da barriga para fora e portanto onde houver a “falha” se forma a hérnia.
Para que possamos diminuir a possibilidade do aparecimento das hérnias, é de suma importância o controle do peso. Quanto maior o peso, maior a pressão exercida na parede abdominal. Seguindo o mesmo raciocínio, as pessoas que são portadoras de constipação intestinal, os que tem aumento da próstata dificultando a saída da urina, os atletas que levantam peso, os músicos de instrumentos de sopro, a gravidez , etc também estão mais propensos ao aparecimento da hérnias. Os fumantes , não só pela tosse crônica que o cigarro impõe, mas pela ação nociva do tabaco sobre os tecidos dificultando sua microcirculação e o comprometimento da cicatrização. Outro fator mais atual são os excessos de exercícios com exigência maior dos tecidos, principalmente os homens acima dos 50 anos que se propõem a verdadeiras maratonas de exercícios com peso nas academias .
Face o que já dissemos, seguem algumas orientações para a prevenção das hérnias:
-Durante a gravidez, a mãe não deve ganhar peso além do recomendado e muito menos fazer uso de cigarros, álcool ou outras drogas, que seguramente vão afetar o bebe, inclusive provocando parto prematuro já com aparecimento de hérnias.
-Manter o peso com alimentação saudável
-Se for portador de constipação intestinal crônica ou problemas da próstata, procurar os médicos especialistas para que sejam tratados o quanto antes.
-Não fumar. Não usar álcool em excesso.
-Os profissionais que necessitam de pegar peso ou mesmos os músicos de instrumentos de sopro, devem usar cintas ou equipamentos que ajudem a conter o abdômen durante o esforço.
-Os que passaram dos cinquenta anos, devem fazer exercícios SEMPRE, todavia compatíveis com sua faixa etária, respeitando seus limites, e lembrar que os tecidos também já tem mais de 50 anos.
-Sempre que for necessário cirurgias abdominais, quando possível, preferir as técnicas de menor agressão a parede do abdômen, como a videolaparoscopia e a plataforma robótica.