Hérnias Abdominais: as principais causas

Hérnias abdominais

As hérnias da parede abdominal são frequentes entre nós humanos. Segundo a teoria da evolução, o aparecimento das hérnias é oriundo dos primórdios da vida na terra. Passada a fase em que andávamos em quatro apoios, logo ao ficar de pé, passamos a “forçar” mais o abdômen resultando assim, no aparecimento das hérnias. Atualmente sabemos que o aparecimento dessas hérnias é a fraqueza e o esgarçamento dos tecidos, que permite que os órgãos internos, na maioria das vezes, os intestinos se projetem através desses orifícios, aparecendo como elevações debaixo da pele.

Os pontos da parede abdominal que mais são susceptíveis ao surgimento das hérnias são na região da virilha, chamada região inguinal. Isso se deve ao fato de que, nessa área, temos os orifícios naturais que permitem a saída dos testículos e o ligamento redondo no caso dos homens e das mulheres respectivamente. No sexo masculino, o orifício permite ainda a passagem dos vasos que nutrem os testículos além do canal deferente que conduz os espermatozoides. Por essa condição anatômica, a hérnia inguinal é muito mais frequente nos homens que nas mulheres.

A cicatriz umbilical, conhecida como umbigo, também é um orifício natural que mantinha ainda dentro do útero os vasos que alimentavam o feto através do cordão umbilical, que ano nascer, é cortado e se fecha normalmente. Quando isso não, acontece, ocorre a hérnia umbilical. Também é possível que este tipo de hérnia possa aparecer na idade adulta com o aumento de peso , após a gravidez ou por qualquer outra causa de aumento do volume da cavidade abdominal além de esforços físicos em excesso.

Outra causa muito comum de hérnia, é quanto há uma cirurgia na parede abdominal e no local do fechamento da parede surge uma fraqueza, a qual chamamos de hérnia incisional, ou seja, que foi provocada pela incisão cirúrgica.

E ainda, outros tipos de hérnias podem surgir na parede abdominal, como as epigástricas, as da linha lateral aos músculos retos abdominais e mais raramente , na parede posterior.

Como havia dito semana passada, abaixo exemplifico algumas hérnias que interferem diretamente no bom funcionamento da dinâmica do abdômen, deixando para as próximas semanas como se trata cada uma delas. O fato é que uma hérnia, além de provocar dor, incômodo e as vezes, exigir um tratamento de urgência, não permite que o paciente execute ações que dependem da região abdominal ( ou seja, quase todas as atividades do dia a dia).

Hérnia inguinal
Hérnia inguinal
Hernia umbilical
Hernia umbilical
Hérnia incisional
Hérnia incisional

Compartilhar artigo:

4 respostas em “Hérnias Abdominais: as principais causas”

Bom dia…me chamo norma do nascimento
Tenho hérnia ignal lado direito, mais esta difícil operar pelo sus. ..moro na baixada fluminense, são João de meritir e tudo aqui se torna difícil. .gostaria de saber se existe cirurgias sociais com preços reduzidos para pessoas de baixa renda…já está mexendo com minha alto estima pois não uso mais calças compridas por causa do volume da hérnia ignal. .será que alguém poderia me ajudar.

Explicação boa, de fácil entendimento.
Tenho uma Hérnia inguinal, não doi, não me incomoda, mas me preocupa. Não sei até quando posso ficar tranquilo.
Qual clínica procurar e seu conselho. Grato.

nao achei pois eu queria saber dps de uma cirurgia de corte de um calculo renal de 12mm. porque do lado do corte 2meses dps aparece uma hernia e que doi. ja fiz varias perguntas nao obtive respostas. Ñ é hernia no umbigo se gerou dps de uma cirurgia de corte pra tira um pedra do rim de 12mm.

Boa tarde sr. Rodrigo.
Pedimos a gentileza de nos contactar via whatsapp para que possamos fornece-lo o atendimento adequado ao seu caso: (21) 96777-2991

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *