Muitas das vezes, a função dessa especialidade médica não é muito clara `as pessoas. Quando se lê cirurgião geral, o que vem a cabeça é o médico que opera tudo. Isso porque, até meados do século passado não existiam outras especialidades cirúrgicas bem como a urologia, ginecologia, cirurgia de tórax, que hoje estão disponíveis. O cirurgião geral era o médico que fazia todos os procedimentos cirúrgicos e ainda hoje, é o cirurgião mais completo.
Hoje, os cirurgiões gerais se dedicam `as cirurgias das hérnias da parede abdominal, `as doenças cirúrgicas do aparelho digestivo, a operação da vesícula biliar por cálculos sendo uma das mais frequentes, o apendicite, entre outras, como a cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução do estômago. Veja aqui, os casos de operações de hérnias abdominais em pacientes obesos. Esses médicos também realizam as cirurgias de pequeno porte como lipomas, cistos sebáceos e outras lesões frequentes da pele e tecido celular subcutâneo. Ainda na área de atuação desse profissional, estão os tumores malignos de diversos órgãos, principalmente os que estão concentrados na região do abdômen.
Hoje, com o avanço da tecnologia diagnóstica e terapêutica também no segmento da cirurgia geral, já existem subgrupos desses profissionais que se especializam em determinados órgãos como o fígado, pâncreas, hérnias da parede abdominal, e também médicos que se especializam no método de realização dessas cirurgias, como é o caso da realização da cirurgia robótica, que só pode ser feita por médicos cirurgiões devidamente capacitados.
Confira aqui no blog, os principais benefícios trazidos pela cirurgia robótica.
Um exemplo equivocado ao se referir ao cirurgião geral, é falar de especialidade quando se quer dizer o método que o médico opta por realizar a cirurgia. Por exemplo: os conceitos de cirurgião videolaparoscopista e de cirurgião robótico não podem ser considerados especialidades e sim, cirurgiões gerais que se capacitaram a realizar operações através dessas tecnologias.